Psicanálise

Psicanálise

A Psicanálise pode ser definida como um corpo de conhecimentos, um método de pesquisa e uma forma de tratamento da mente. Como forma de tratamento, destina-se a melhorar a nossa relação connosco próprios e com as diferentes áreas e relações da nossa vida. Tem como perspectiva central o reconhecimento da complexidade do ser humano, quer na sua realidade afectiva quotidiana, quer na sua vida emocional inconsciente.

Há momentos em que é necessário entendermos, de uma forma profunda, as nossas emoções. Podemos sentir-nos pressionados, tristes ou ansiosos e chegar mesmo a desenvolver um problema de saúde mental. Por vezes, não compreendemos como desenvolvemos medos, rituais ou ansiedades, tão limitadores no nosso quotidiano e como determinadas fantasias nos invadem. Repetimos comportamentos destrutivos, permanecendo com um sentimento constante de mal-estar e em relações que nos deixam infelizes ou nos impedem de desenvolver a nossa criatividade, vida afectiva e profissional.

Através da Psicanálise, podemos diminuir significativamente o sofrimento psicológico, aumentando a saúde e bem-estar, a capacidade criativa e o sentimento de satisfação. A Psicanálise pode ajudar-nos a reconhecer e saber gerir as nossas emoções e compreender melhor o nosso mundo interno e as relações com os outros.

A Psicanálise consiste no encontro regular, de três sessões por semana, com um psicanalista, com a duração de 45 minutos. Esta relação, estável e contínua, permite criar uma estrutura e uma relação de confiança necessária para que mudanças profundas e autênticas ocorram progressivamente.

→ Clínica I.P.