A Formação Externa da Sociedade Portuguesa de Psicanálise enquadra-se numa das diretivas da Associação Internacional de Psicanálise que realça a importância do desenvolvimento de estratégias de divulgação do conhecimento psicanalítico para um público mais vasto.
A Formação Externa tem como principal objetivo desenvolver ações de formação de curta duração, de aprofundamento teórico, de intervenção clínica ou de Psicanálise aplicada à Saúde à Educação ou à Cultura.
Destina-se a profissionais das áreas de Saúde, de Educação e de Ciências Sociais e Humanas. Todos os formadores são Psicanalistas Titulares ou Associados da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e a formação decorre em horário pós-laboral.
A Sociedade Portuguesa de Psicanálise organiza de forma regular na sua sede um OPEN-DAY, no sentido de dar a conhecer a psicanálise como um caminho profissional, através de um contato mais próximo com estudantes e jovens profissionais nas áreas da psicologia, psiquiatria, pedopsiquiatria, enfermagem, assistência social, educação, etc.
Do programa consta habitualmente uma breve apresentação das questões ligadas à identidade e ao ofício do psicanalista pelos analistas seniors, uma descrição do processo de candidatura, do processo de formação no Instituto e da formação contínua promovida pela SPP. Reuniões em pequenos grupos com analistas seniors, associados e candidatos para responder informalmente a questões.
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre o saber psicanalítico e as práticas institucionais, disponibilizando conhecimento psicanalítico aos profissionais e às instituições que o desejem para a compreensão dos fenómenos de que se ocupam, a Sociedade Portuguesa de Psicanálise tem organizado ao longo dos anos Grupos de Reflexão e Supervisão em áreas como:
Grupos – Os grupos são abertos a profissionais (psicólogos, médicos, pedopsiquiatras, psiquiatras, assistentes sociais, educadores sociais e animadores socioculturais, educadores e professores, terapeutas da fala, terapeutas de psicomotricidade, enfermeiros, etc.) que desejem um espaço de reflexão para enriquecer a sua abordagem em termos psicodinâmicos. Cada curso tem o seu próprio conjunto de critérios de avaliação.
Supervisores – Membros Associados e Titulares da SPP com reflexão e trabalho nas respectivas áreas.
Estes cursos inserem-se num conjunto de actividades de formação desenvolvidas pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise e tem como objectivos: