Candidaturas em Formação

Tornar-se Psicanalista

Submeter Candidatura

A Formação para psicanalista tem como objetivo o desenvolvimento de competências, teóricas e técnicas, que se destinam a habilitar o psicanalista a fazer face à diversidade de questões psicológicas dos pacientes que nos procuram para realizar um tratamento psicanalítico.

A Formação assenta em quatro pilares:

  • Psicanálise Pessoal
  • Formação Teórica: Seminários Teóricos e Clínicos
  • Supervisão Clínica: de dois pacientes
  • Formação contínua

O ciclo de formação estará terminado quando os candidatos concluírem a formação teórica e validarem as duas supervisões de casos de psicanálise. Para passar a Membro Associado, o candidato deverá realizar e apresentar à Comissão de Ensino uma memória descritiva de um caso de psicanálise.

Onde pode fazer a sua formação para psicanalista?

É possível fazer a formação psicanalítica no Instituto de Psicanálise, com sede em Lisboa, e no Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica do Porto.

Poderá submeter a sua candidatura para:

LISBOA: institutopsicanalise@gmail.com  

PORTO:  iftp.porto@gmail.com

 

Psicanálise Pessoal

O primeiro passo para ser psicanalista é fazer a sua própria análise, sendo que na maioria das vezes a motivação para tornar-se psicanalista surge no contexto da análise pessoal.

Um futuro psicanalista deve passar pela experiência pessoal de análise para lhe permitir um conhecimento aprofundado da sua vida interna, do seu próprio inconsciente e das suas dificuldades.

Para se tornar psicanalista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, é necessária uma psicanálise ao ritmo de três sessões semanais, pelo período mínimo de três anos, com um Psicanalista certificado pela Comissão de Ensino da SPP.

 

Formação Teórica: Seminários Teóricos e Clínicos

A formação para psicanalista é composta por seminários teóricos e clínicos obrigatórios onde se discute, analisa e ensina a teoria, a técnica e a prática clínica. Existe ainda um conjunto de seminários opcionais que abrange uma diversidade de temas.

Esta fase de formação tem a duração mínima de quatro anos, não devendo preferencialmente ultrapassar os 7 anos. É obrigatória a frequência dos seminários, sendo estabelecida uma assiduidade mínima de 2/3 das presenças. O ano lectivo inicia em Outubro e termina em Junho.

Todos os formadores são membros da Sociedade Portuguesa de Psicanálise com reconhecida experiência teórica e clínica.

 

Supervisão Clínica

O terceiro pilar da formação é a Supervisão Clínica. Para além dos seminários teóricos, a prática clínica é de extrema importância para o candidato que se encontra em formação. Assim, é necessário validar dois casos de análise, com a frequência de três sessões semanais, com a duração mínima de três anos.

A supervisão deverá ser semanal, com uma duração mínima de três anos e realizada por psicanalistas titulares com funções didácticas. 

 

Formação Contínua

Para além da componente formativa de base, os psicanalistas da SPP permanecem em formação contínua mediante a participação em Jornadas Internas, grupos de estudo e investigação, frequência de Simpósios, Colóquios e Congressos, a nível nacional e internacional.