GRUPO DE REFLEXÃO/SUPERVISÃO INFÂNCIA E PRÉ-ADOLESCÊNCIA

Destinatários: Psicólogos, pedopsiquiatras, assistentes sociais, educadores, terapeutas da fala.

4 de Outubro de 2025

APRESENTAÇÃO:


Nos últimos anos, surgiram vários problemas que tiveram grande impacto na saúde mental das crianças e adolescentes, sendo necessário pensar em conjunto os desafios que enfrentamos em relação à saúde mental das crianças e adolescentes. Para além das questões familiares internas e externas que influenciam a saúde mental das crianças e adolescentes, devemos considerar também as alterações sociais e o impacto que elas têm; o que inclui os desafios trazidos pela mudança nas sexualidades e na estrutura familiar; pelas novas tecnologias como a internet e a rede mundial de computadores: Tiktok, Instagram, Facebook e pelos conflitos sociais e politicos: as guerras, a degradação catastrófica do clima com as suas ameaças no futuro, a nova e repentina pandemia, o covid 19, com muitas mortes.
A Psicanálise continua a promover a mais profunda compreensão da mente. O setting psicanalítico ajuda-nos a oferecer estabilidade e sentido de continuidade, é um terceiro que permite espaço para pensar quando o pensamento está a ser atacado. Por um lado, o acompanhamento clínico de crianças e jovens é um trabalho de contenção e transformação por outro lado, a importância de ajudar os pais e também as famílias das crianças e adolescentes a lidarem com os diferentes desafios.


DINAMIZAÇÃO: Carla Cruz


METODOLOGIA: Apresentação e discussão de casos clínicos relacionando com discussão de textos com o grupo.


ENQUADRAMENTO | 2025-26 PARTICIPANTES: Aberto a psicólogos, pedopsiquiatras, assistentes sociais, educadores, terapeutas da fala.


GRUPO: Até 12 participantes


LOCAL: Sede da SPP


DURAÇÃO/REGULARIDADE: Início em Outubro, com frequência mensal, terça-feira (Zoom), das 21h às 23 alternando com sábado (Presencial) das 10h às 12h, com o seguinte calendário:


Datas previstas:
4 Outubro (sábado) – Presencial;
4 Novembro (3afeira) – Zoom;
6 Dezembro (sábado) – Presencial;
6Janeiro (3afeira) – Zoom;
7 Fevereiro (sábado) – Presencial;
3 Marco (3afeira) – Zoom;
4 Abril (sábado) – Presencial;
5 Maio (3afeira) – Zoom;
6 Junho (sábado) – Presencial;
7 Julho (3afeira) – Zoom.


VALOR DA INSCRIÇÃO (para o conjunto das sessões): 15 € Sessão x 10 sessões = 150 euros.
PAGAMENTO: 50% na inscrição e 50% início da formação. O pagamento deve ser realizado através de transferência bancária para o

NIB: 0018 0003 4112 7804 02071 enviando comprovativo para o seguinte email: info@psicanalise-spp.com


INSCRIÇÃO: Através do email: info@psicanalise-spp.com para Secretariado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise

Início: 04/10/2025

Idioma: Português

Tipo Participação: Presencial (Lisboa)

Preço: 150€